Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 23 abr 2024, 23:10

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Esta Pergunta está bloqueada. Não pode editar pergunta ou responder.  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 27 mai 2016, 23:44 
Offline

Registado: 08 abr 2016, 19:36
Mensagens: 18
Localização: Brasil
Agradeceu: 5 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Acho que é polinômio isso aí... Pessoal, gostaria que vissem essas duas imagens e me relatassem qual a lógica das duas. Seguinte,

http://s33.postimg.org/jhplp2dan/image.png

http://s33.postimg.org/egi7np5u7/image.png

Se vocês repararem, em ambos os casos temos um numerador dividindo um denominador, mas a ordem com que isso acontece é 3 menos 99 e 4 menos 5. Então não deveria ficar o termo a com expoente negativo, e o y também?

Por fim, qual a lógica do a elevado a quinta potência virar denominador? Ele não deveria estar junto do restante, como numerador?

São questões simples, mas o livro que peguei, bem resumido, não abordou. Achei melhor perguntar aqui do que ficar com essas dúvidas eternamente.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 28 mai 2016, 00:27 
Offline

Registado: 31 jan 2016, 14:24
Mensagens: 32
Localização: Curitiba
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 13 vezes
Citar:
Se vocês repararem, em ambos os casos temos um numerador dividindo um denominador, mas a ordem com que isso acontece é 3 menos 99 e 4 menos 5. Então não deveria ficar o termo a com expoente negativo, e o y também?


Note que \(y^3 = y \cdot y \cdot y\)

E que \(y^{99} = y^{96} \cdot y^3 = y^{96} \cdot y \cdot y \cdot y\)

Portanto \(\frac{y^3}{y^{99}} = \frac{y \cdot y \cdot y}{ y^{96} \cdot y \cdot y \cdot y} = \frac{1}{y^{96}}\)


Citar:
Por fim, qual a lógica do a elevado a quinta potência virar denominador? Ele não deveria estar junto do restante, como numerador?


Mesmo raciocínio da anterior:

\(\frac{a^4}{a^9} = \frac{a^4}{a^{9-4}a^{4}}\)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 28 mai 2016, 03:52 
Offline

Registado: 08 abr 2016, 19:36
Mensagens: 18
Localização: Brasil
Agradeceu: 5 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Ah sim, tem razão. É a vezes a vezes a vezes... E se cortando termos iguais no numerador e denominador. Minha confusão é que eu pensei na subtração em primeiro lugar, mas tanto ela como a adição não ocorrem pura e simples, há uma lógica para que some ou subtraia expoentes quando se multiplica ou divide.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Esta Pergunta está bloqueada. Não pode editar pergunta ou responder.  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: