22 ago 2017, 14:34
22 ago 2017, 16:39
22 ago 2017, 18:13
danko71 Escreveu:\(-\frac{t^2}{4}+400=39\\ -t^2+1600=156\\ -t^2=-1444\\ t^2=1444\\ t=\sqrt1444\\ t=\pm 38\\\)
22 ago 2017, 20:16
Rodrigues1964 Escreveu:mas o 4 que está dividindo, na segunda linha vc multiplicou pelo 400 e ao msm tempo pelo 39 do outro lado da equação? Resultando 1600 e 156, respectivamente.
22 ago 2017, 20:38
Analisador Escreveu:Rodrigues1964 Escreveu:mas o 4 que está dividindo, na segunda linha vc multiplicou pelo 400 e ao msm tempo pelo 39 do outro lado da equação? Resultando 1600 e 156, respectivamente.
Não sou moderador, mas acho que posso ajudar! Primeiro ele resolveu a fração desta maneira (1ª equação, antes da igualdade =):
\(-\frac{t^{2}}{4}+400*(\frac{4}{4})= \frac{-t^{2}+1600}{4}\)
Depois ele usou uma propriedade matemática em que qualquer alteração (adição, multiplicação, divisão, etc) em um lado da igualdade (no caso, uma multiplicação pelo número 4), também deve ser feita no outro lado para manter a equivalência, logo:
\(\frac{-t^{2}+1600}{4} * (4) = 39 * (4)\)
Resultando em:
\(-t^{2} + 1600 = 156\)
PS: o símbolo * significa o "x" da multiplicação!
Analisador Escreveu:Rodrigues1964 Escreveu:mas o 4 que está dividindo, na segunda linha vc multiplicou pelo 400 e ao msm tempo pelo 39 do outro lado da equação? Resultando 1600 e 156, respectivamente.
Não sou moderador, mas acho que posso ajudar! Primeiro ele resolveu a fração desta maneira (1ª equação, antes da igualdade =):
\(-\frac{t^{2}}{4}+400*(\frac{4}{4})= \frac{-t^{2}+1600}{4}\)
Depois ele usou uma propriedade matemática em que qualquer alteração (adição, multiplicação, divisão, etc) em um lado da igualdade (no caso, uma multiplicação pelo número 4), também deve ser feita no outro lado para manter a equivalência, logo:
\(\frac{-t^{2}+1600}{4} * (4) = 39 * (4)\)
Resultando em:
\(-t^{2} + 1600 = 156\)
PS: o símbolo * significa o "x" da multiplicação!
22 ago 2017, 21:03
Rodrigues1964 Escreveu:Então, o 4 que está no denominador teria que passar pro outro lado da igualdade, porém com operação inversa, i.e, se estava dividindo, vai multiplicando, e vice-versa. Na resolução do amigo danko71 entendi que jogando o 4 (denominador) pro outro lado, iria multiplicar com 39 resultando em 156, mas como o 400 passou para 1600, não sei.
22 ago 2017, 21:35