Tudo sobre matéria relacionada com estatística que se leciona na universidade ou em cursos ou cadeiras de nível superior
Responder

Como posso elevar essa medida de tempo ao quadrado junto com seu desvio médio?

19 jun 2015, 18:57

Boa tarde.

Eu preciso resolver um exercício onde é preciso elevar o t ao quadrado. O t é o tempo, mas possui um valor de desvio médio que lhe acompanha. Vejam.

t = (3,32∓0,04). Como posso elevar esse valor ao quadrado corretamente?

Re: Como posso elevar essa medida de tempo ao quadrado junto com seu desvio médio?

19 jun 2015, 19:11

Seja

\(y=t^{2}\)

temos que sua incerteza u(y) é dada por

\(u(y)=\sqrt{\left (\frac{\partial y}{\partial t} \right )^{2}\cdot \left (\Delta t \right )^{2}}\)

que resulta em

\(u(y)=2t\cdot \Delta t\)

Re: Como posso elevar essa medida de tempo ao quadrado junto com seu desvio médio?

19 jun 2015, 19:33

Desculpe, não estou familiarizado com as expressões. Poderia me explicar de outra forma? Possuo a fórmula em anexo, mas não consegui entende-la. O valores de n e de n-1, seriam os valores do expoente, ou do numero de medições? Ou estou perdido?
Anexos
20150619113133.jpg

Re: Como posso elevar essa medida de tempo ao quadrado junto com seu desvio médio?

19 jun 2015, 23:39

Considere um experimento qualquer em que seja repetido k vezes para se obter um valor x com sua respectiva incerteza ∆x. Como em cada ensaio se obtém diferentes valores de x opta-se pelo seu valor médio

(i) \(\bar{x}=\frac{1}{k}\sum_{i=1}^{k}x_{i}=\frac{1}{k}(x_{1}+x_{2}+x_{3}+...+x_{k})\)

e a incerteza a partir do desvio padrão

(ii) \(u(x)=\sqrt{\frac{1}{k(k-1)}\sum_{i=1}^{k}(x_{i}-\bar{x})^{2}}\)

Quando não se é possível fazer uma medição direta de x opta-se por medições indiretas a partir de outras grandezas. Considere

(iii) \(w= w(x,y,z)\)

a incerteza padrão combinada de u(w) (ou ∆w) será dada por

(iv) \(u(w)=\sqrt{{\left (\frac{\partial w}{\partial x} \right )^{2} \cdot \left (\Delta x \right )^{2}} + \left (\frac{\partial w}{\partial y} \right )^{2} \cdot \left (\Delta y \right )^{2} + \left (\frac{\partial w}{\partial z} \right )^{2} \cdot \left (\Delta z \right )^{2}}\)

Onde se deriva a função w em função de todas as variáveis que a constituem. Deseja-se encontrar uma medida y da forma

(v) \(y(t)=t^{n}\)

onde n é uma constante e a sua incerteza será, a partir de iv, da seguinte forma

(vi) \(u(y)=\sqrt{\left (\frac{\partial y}{\partial t} \right )^{2} \cdot \left (\Delta t \right )^{2}}\)

que resulta em

(vii) \(u(y)=nt^{n-1}\cdot \Delta t\)

Caso sua medida y seja da forma

(viii) \(y=aln(t)\)

onde a é uma constante e sua incerteza será, a partir de vi, da seguinte forma

(ix) \(u(y)=a\frac{1}{t}\Delta t\)

para t>0
Responder