Tudo sobre matéria relacionada com estatística que se leciona na universidade ou em cursos ou cadeiras de nível superior
Responder

parcela subsubdividida em blocos, mas com repetição e em faixa, existe?  [resolvida]

12 dez 2015, 02:13

OI, vou perguntar aqui, espero que a pergunta seja coerente com o fórum.
Estou com um delineamento que ficou assim
A1b1 - A2b2 - A1b2 - A2b1
A1b2 - A2b1 - A1b2 - A2b2
A1b1 - A2b2 - A1b1 - A2b2
A1b2 - A2b1 - A1b1 - A2b1
Me disseram que era subdividida (parcela a1 e a2 e subparcela b1 e b2) em blocos
Só que cada parcela A foi aplicada na mesma coluna (não houve acaso, foi de propósito) e são duas colunas são iguais (1=3 e 2=4). Mas se bloco não tem repetição como pode ter repetição?
É possível ter subdividida em bloco em faixa e com repetição? Depois de ler os livros e site foi o que encontrei essa saída, mas com certeza deve estar errado.
Alguém poderia me dar uma sugestão? Até de livro eu aceito. Obrigada.

Re: parcela subsubdividida em blocos, mas com repetição e em faixa, existe?

21 dez 2015, 00:47

Olá uetavares

Não foi uma disciplina por mim estudada - Estatística e Delineamento Experimental. No entanto, conheço alguns delineamentos. Não sei exactamente, que design experimental é este, mas identifico 2 tratamentos (A) e 2 blocos (B), e pelo que vejo, com réplicas (repetições) na variável resposta.

Para mais informações, aconselho um bom livro, Design and Analysis of Experiments do D. C. Montgomery (um livro técnico muito bom para engenharias).

;)

Re: parcela subsubdividida em blocos, mas com repetição e em faixa, existe?

21 dez 2015, 02:14

Obrigada, ajudou muito
Responder