Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 10 mai 2024, 21:14

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 15 Oct 2015, 18:56 
Offline

Registado: 24 set 2015, 21:39
Mensagens: 3
Localização: Brasil
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 1 vez(es)
Olá pessoal.
Sei que aqui é um fórum de matemática, entretanto tenho problemas atrelados com a mesma e acredito que lendo minha dúvida irão entender a questão. Mesmo uma opinião totalmente técnica me ajudaria muito. Porém, se não estiverem afim leiam apenas as partes em azul.

Tenho bom raciocínio lógico, mas por não ter base matemática já pedi opiniões aqui no fórum, o que me foi de grande ajuda.
No final do meu ensino médio decidi que participaria da OBMEP, o qual não foi possível por motivos de força maior. Mudei-me de cidade em busca de oportunidades, visto que ainda não sabia qual faculdade fazer.


Desempregado e sem conhecimento, acabei por desenvolver uma profunda tristeza, trazendo com eles pensamentos péssimos, cheguei até a passar fome. Mas por causa do meu gosto pela leitura (por mais que minha escrita não seja tão boa) acabei percebendo que também gosto de programação e artes. Pensei até que eu poderia tentar a área de jogos, por isso estou estudando programação.

Atualmente moro com minha mãe e irmãos. Não gosto daqui, meu relacionamento com eles não é bom, então penso se não é melhor focar apenas em trabalhar e em métodos de ganhar dinheiro (como fazer um técnico e ingressar logo em alguma área, etc) para assim tentar atingir uma situação financeira boa mais cedo. Porem matemática, jogos e artes foram as únicas coisas que já despertei algum interesse.

A vontade de participar de alguma Olimpíada de Matemática futuramente me persegue, talvez eu queira provar a mim mesmo o meu valor. Vale a pena estudar com afinco para a OBM, mesmo eu precisando trabalhar e estudar outras coisas como programação, e ainda estudar para o Enem para tentar o ingresso em uma faculdade em 2017?

Sei que levaria anos para eu ter o nível para uma, e que os resultados não são rápidos porém sei também que várias oportunidades se abrem para aqueles que conseguem boas colocações.


Espero que possam me ajudar, e desculpem-me por postar essa questão de cunho pessoal aqui, mas acredito eu que a visão de profissionais e estudantes da área referente a conhecimento pode me ajudar muito.

Talvez vejam minha questão em outros fóruns, estou apenas pedindo opiniões.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 16 Oct 2015, 12:14 
Offline

Registado: 17 jan 2013, 13:36
Mensagens: 2487
Localização: Lisboa
Agradeceu: 31 vezes
Foi agradecido: 1049 vezes
Bom dia Edward,

Participe nas Olimpíadas se isso lhe der prazer e souber lidar com um mau resultado... O sucesso nas questões que surgem nas olimpiadas, dado o seu estilo e tempo de resolução, dificilmente são uma medida fiável de incompetência matemática, apesar de o contrário ser verdade: grande facilidade/sucesso nesse tipo de questões são normalmente indicativos de uma mente apta para atacar problemas matemáticos, eventualmente mais profundos/relevantes do que os que surgem nessas competições.

Não o conhecendo além das linhas que escreveu, é com grande reserva que lhe posso dar uma opinião... No entanto aqui vai: Concentre-se em ingressar numa faculdade e obter qualificações profissionais que lhe garantam realização pessoal e independência financeira. O resto virá como consequência.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 17 Oct 2015, 02:57 
Offline

Registado: 10 nov 2012, 00:19
Mensagens: 1432
Localização: Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Agradeceu: 47 vezes
Foi agradecido: 452 vezes
Boa noite,

Concordo com a resposta dada pelo Sobolev, enfatizando o último parágrafo.

É um pouco complicado dar opinião sobre os rumos da vida de outra pessoa, mesmo as mais conhecidas. A opinião a seguir tem um cunho genérico, se lhe for útil de alguma maneira bom, senão descarte-a.

Pelos dados que forneceu imagino você um jovem já indo para o fim da adolescência. Nessa fase da vida a gente convive com muitas incertezas e nem sempre conseguimos entender ou concordar com nossos familiares e pessoas ao nosso redor. Também ficamos inseguros em relação ao nosso potencial. Isso passará aos poucos. Tente estudar, frequentar uma universidade, quem sabe em computação. Um curso nessa área, além de ter uma componente matemática, que é de seu gosto, pode lhe dar um horizonte profissional mais promissor. E como é jovem, terá bastante tempo para avançar sobre o que realmente gosta ou vier a gostar.

_________________
Fraol
Você também pode contribuir, se souber alguma questão responda ou participe da discussão. Divulgue nosso forum.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: