Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Quando usar sen, cos ou tan num Triang. Ret??? (resolvido)

13 abr 2013, 22:17

Salve galera do Forum de matemática, hoje comecei a estudar trigonometria, e ao ver a resolução de alguns exercícios eu fiquei na dúvida de quando eu vou precisar usar SEN, COS ou TAN.

Estou estudando Triangulo Retangulo, ou seja, tem um angulo de 90graus! tudo blz.

Para vocês entenderem a minha dúvida, eu vi o seguinte exercicio:

Um avião decola, percorrendo uma trajetória retilínea, formando com o solo, um ângulo de 30º (suponha que a região sobrevoada pelo avião seja plana). Depois de percorrer 1 000 metros, qual a altura atingida pelo avião?


Resposta:

\(sen30 = \frac {x}{1000} \\ \\ \frac {1}{2} = \frac {x}{1000}\\ \\ 2x = 1000 \\ x=500m\)


Mas ai que surgiu a duvida, porque a resolução se usou SEN? e não o COS ou TAN?

Vejo que e uma duvida simples, mas se puderem me ajudar :)

Ah, eu ja estou ciente da relação de SOH CAH TOA!

=p obrigado!
Editado pela última vez por igorsantana2005 em 14 abr 2013, 07:10, num total de 1 vez.

Re: Quando usar sen, cos ou tan num Triang. Ret???

13 abr 2013, 23:22

Olá, boa noite,

Veja que pelo enunciado o avião voou, em linha reta, 1000m e está sendo pedida a altura depois desse espaço, veja uma figura ilustrativa:
triang1.png
triang1.png (7.27 KiB) Visualizado 992 vezes

Então, o que se quer é o cateto oposto (CO) ao ângulo conhecido cuja hipotenusa (HI) também é conhecida (1000m). Por isso usou-se a fórmula do seno.

Se fosse pedido o cateto adjacente ao ângulo (CA) e você conhecesse a hipotenusa (HI) então usaria a fórmula do coseno.

Em outras palavras, qual expressão usar vai depender dos dados que você conhece e daqueles que pode deduzir.

Re: Quando usar sen, cos ou tan num Triang. Ret??? [resolvid

14 abr 2013, 07:08

Opa mais uma vez, muito obrigado pela sua atenção, consegui entender melhor o exercício com a sua explicação!
Responder