Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Calcular pontos do trapézio formado por corte de triangulo

11 fev 2013, 23:41

Oi pessoal, tudo bem?

Meu problema é de ensino médio, mas confesso que esqueci como se faz =(

Eu tenho um triângulo em um plano cartesiano, onde os pontos são, por exemplo, em \((-5, 0)\); \((0, 1)\) e \((5, 0)\). Em um dado momento, esse triângulo é ceifado, ou seja, cortado em \(y=0,3\) formando, assim, um trapézio cujos pontos são \((-5, 0)\); \((x_1, 0,3)\); \((x_2, 0,3)\); \((5, 0)\).

Infelizmente, não posso afirmar nada sobre esse triângulo, eu poderia ter um os pontos \((-100, 0)\); \((3, 1)\) e \((5, 0)\); só que a coordenada y vai entre 0 e 1.

Alguém pode me ajudar como resolver isso?

Muito obrigado.

Re: Calcular pontos do trapézio formado por corte de triangu

12 fev 2013, 00:13

Olá renamed,
seja bem-vindo ao nosso Fórum!

Um triângulo é formado por três lados, então, temos três retas no plano cartesiano, certo?! O que tem de fazer é achá-las.

Vou te ajudar com uma. Você tenta terminar, mas, caso não consiga retorne!!

Encontremos a reta que passa pelos pontos \((- 5, 0)\) e \((0, 1)\) da seguinte forma:

\(\begin{bmatrix} x & y & 1 & | & x & y \\ 0 & 1 & 1 & | & 0 & 1 \\ - 5 & 0 & 1 & |& - 5 & 0 \end{bmatrix} = 0\)

\(\\ x - 5y + 5 = 0 \\\\ \fbox{y = \frac{x}{5} + 1}\)

Já que encontramos a reta que passa por aqueles pontos, e podemos visualizar que passa também por \((x_1; 0,3)\)...

\(\\ y = \frac{x}{5} + 1 \\\\ 0,3 = \frac{x}{5} + 1 \\\\ 1,5 = x + 5 \\\\ \fbox{x = - 3,5}\)

Logo, um dos pontos é \((- 3,5; 0,3)\)

Até breve!

Daniel.
Responder