Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Cálculo de ângulos de um triângulo retângulo

26 jul 2016, 06:17

Boa noite!

Na seguinte questão:

"Os ângulos internos de um triângulo retângulo estão em Progressão Aritmética. Se a medida do menor dos ângulos é a metade da medida do maior ângulo desse triângulo, então é CORRETO afirmar que a medida do maior ângulo corresponde a:"

Resposta: 80°

Se os ângulos estão em progressão aritmética e a medida do menor ângulo é metade da metade do maior, a questão sugere que os ângulos do triângulo retângulo são 20°, 50° e 80°, certo?
Se, por definição, um triângulo retângulo deve possuir um ângulo reto(90°), a questão cabe recurso, certo?

Agradeço a atenção!

Att,
Marcus

Re: Cálculo de ângulos de um triângulo retângulo

26 jul 2016, 12:38

marcus,
você tem razão: "não existe triângulo retângulo sem um ângulo reto!"

Re: Cálculo de ângulos de um triângulo retângulo

26 jul 2016, 16:42

Alguém saberia me informar uma bibliografia sobre o assunto onde eu possa embasar meu recurso? Tenho só mais 2 dias para fazer esse recurso e não conheço bons livros de geometria.

Re: Cálculo de ângulos de um triângulo retângulo

26 jul 2016, 17:36

marcus,
qualquer livro de ensino fundamental e médio, ou até mesmo, sites como wikipédia podem servir como referência.

uma boa referência seria o livro:
Matemática Para o Ensino Médio - Volume Único - Valter dos Santos Fernandes

obs.: sugiro usar a referência constante do edital do concurso.

Re: Cálculo de ângulos de um triângulo retângulo

26 jul 2016, 21:38

jorgeluis Escreveu:marcus,
qualquer livro de ensino fundamental e médio, ou até mesmo, sites como wikipédia podem servir como referência.

uma boa referência seria o livro:
Matemática Para o Ensino Médio - Volume Único - Valter dos Santos Fernandes

obs.: sugiro usar a referência constante do edital do concurso.


Obrigado, Jorge! Até consegui a referência, mas eu me equivoquei com relação a medida dos ângulos. Na verdade, a menor medida é 40º, e a maior, 80º. Em progressão aritmética ficaria 40º, 60º e 80º. Está correto meu raciocínio? Vale a pena entrar com recurso?

Re: Cálculo de ângulos de um triângulo retângulo

27 jul 2016, 13:27

com certeza marcus, pode entrar com recurso sim, sem medo!!!
Responder