Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre transformações lineares, transformações inversas, espaços lineares, subespaços lineares e bases e mudanças de base, valores e vectores próprios
Responder

Encontra a base de uma transformação linear  [resolvida]

23 jun 2016, 00:01

Seja T a multiplicação pela matriz A.
Encontre uma base da imagem de T
A=\(\begin{bmatrix} 1 & -1 & 3 \\ 5 & 6 & -4\\ 7 & 4 & 2 \end{bmatrix}\)

Re: Encontra a base de uma transformação linear

23 jun 2016, 00:02

Estou com certa dificuldade pra desenvolver.. o que seria' T a multiplicação pela matriz A' ? nao to conseguindo visualizar isso.

Re: Encontra a base de uma transformação linear

23 jun 2016, 01:57

Trata-se do espaço \({\mathbb R}^3\), cujos elementos podem ser encarados como colunas de 3 números reais. Seja A uma matriz quadrada de ordem 3. Para qualquer \(x \in{\mathbb R}^3\) o produto matricial \(Ax\) é definido e é uma matriz coluna, isso é, pertence a \({\mathbb R}^3\). Desta forma, a matriz A gera uma transformação \({\mathbb R}^3 \to {\mathbb R}^3\). Facilmente se verifica que esta transformação é linear. Ainda por cima, toda transformação linear de \({\mathbb R}^3\) é gerada por uma matriz, isso é, pode ser obtida da mesma maneira.

Ora a questão é como encontrar uma base da imagem de uma transformação linear. Se e1, ..., en for uma base de um espaço vetorial V e T for uma transformação linear de V, facilmente se verifica que a imagem TV é gerada pelos vetores Te1, ..., Ten. Portanto, para encontrar uma base de TV, basta encontrar um subsistema maximal linearmente independente de Te1, ..., Ten. (Porém, se TV = V, i. e. se a transformação T for não singular, é claro que se pode usar qualquer base de V.)

Para aplicar este teoria ao dado problema, basta reparar no que as colunas de A são as imagens dos vetores da base canónica de \({\mathbb R}^3\) (isso é, A é a matriz da transformação na base canónica).
Responder