Switch to full style
Coloque todas as dúvidas que tiver sobre multiplicação de matrizes, soma e subtracção, assim como matriz inversa e determinantes
Responder

Calcular Matriz inversa com incógnitas

14 mai 2016, 22:30

Calcule a matriz inversa
(sI - A)^-1, sendo s uma variável escalar, Ι uma matriz identidade e
A =
-1 0 1
1 -2 0
0 0 -3

Consegui chegar até no escalonamento!!
Ha alguma outra maneira de se resolver?

Obrigado
Anexos
algebra linear.jpg
algebra linear.jpg (3.03 KiB) Visualizado 2719 vezes
algebra linear.jpg
algebra linear.jpg (3.03 KiB) Visualizado 2719 vezes

Re: Calcular Matriz inversa com incógnitas

14 mai 2016, 22:45

\(\left ( \begin{bmatrix} s & 0 & 0\\ 0 & s & 0\\ 0 & 0 & s \end{bmatrix} - \begin{bmatrix} -1 & 0 & 1\\ 1 & -2 & 0\\ 0 & 0 & -3 \end{bmatrix} \right )^{-1}= \begin{bmatrix} (s+1) & 0 & -1\\ -1 & (s+2) & 0\\ 0 & 0 & (s+3) \end{bmatrix}^{-1}\)

\(\begin{bmatrix} a_{11} & a_{12} & a_{13}\\ a_{21} & a_{22} & a_{23}\\ a_{31} & a_{32} & a_{33} \end{bmatrix}.\begin{bmatrix} (s+1) & 0 & -1\\ -1 & (s+2) & 0\\ 0 & 0 & (s+3) \end{bmatrix}=\begin{bmatrix} 1 & 0 & 0\\ 0 & 1 & 0\\ 0 & 0 & 1 \end{bmatrix}\)

duguena,
acredito que o raciocinio seja esse, mas a multiplicação de matriz é trabalhosa, você continua ok!!!

Re: Calcular Matriz inversa com incógnitas

14 mai 2016, 22:59

Eu, por exemplo, não estou a ver nada. Vale a pena usar o editor de equações.

Re: Calcular Matriz inversa com incógnitas

16 mai 2016, 14:35

Jorge, na segunda fórmula tem que retirar o expoente -1 na segunda matriz. De qualquer modo é mais fácil proceder à condensação da matriz aumentada (acrescenta as colunas da matriz i8dentidade).

Duguena, realmente é muito dificil (impossível??) ver o conteúdo das imagens que anexou.

Re: Calcular Matriz inversa com incógnitas

16 mai 2016, 17:52

Sobolev,
obrigado pela correção.
se você tiver um tempo, me mostra como se faz essa condensação, gostaria de perceber o seu desenvolvimento. acredito que a duguena também esteja interessada nesse desenvolvimento.
desde já agradeço!!!

Re: Calcular Matriz inversa com incógnitas

16 mai 2016, 19:32

Cada coluna da matriz inversa pode ser obtida resolvendo o sistema A x = c, em que c é a coluna correspondente da matriz identidade. Assim, a inversa pode ser obtida executando operações elementares sobre as linhas da matriz [A | I ] (matrix n x 2n obtida colocando a identidade ao lado da matriz A) até conseguir colocar a identidade do lado direito, isto é

\([A | I] \to \cdots \to [I | A^{-1}]\)

Quando tiver mais um pouco de tempo coloco aqui o processo aplicado a este caso.

Re: Calcular Matriz inversa com incógnitas  [resolvida]

16 mai 2016, 20:43

Desculpem mas não tenho tempo de passar no editor... Naturalmente que os cálculos apenas são válidos se \((s+1)(s+2)(s+3)\ne 0\), caso em que a matriz é invertível.
Anexos
IMG.jpg

Re: Calcular Matriz inversa com incógnitas

17 mai 2016, 03:15

Segue foto

acredito que ja esta resolvido pelo desenvolvimento acima...Muito obrigado pessoal
Anexos
matrizII.jpg
matrizII.jpg
Responder